3 Dicas essenciais para quem quer tocar violão bem

Fala galera, tudo bem? Vários alunos tem me pedido dicas de como tocar bem, como praticar no violão.

Tocar violão é uma experiência incrível que pode ser um pouco desafiadora no início. Seus dedos não te obedecem, ficam fora do ritmo e você pode ficar se perguntando: “Porque não consigo tocar violão bem?”

Eu sei muito bem como é se sentir assim… Por isso resolvi compartilhar com vocês essas 5 dicas essenciais que TODO violonista tem que saber.

Use o metrônomo

metronomoSe você quer tocar bem mesmo, manter ritmo é uma coisa essencial. Como saber se você está dentro do tempo da música?

É aqui que entra o famoso metrônomo.

Além de te ajudar a manter o ritmo e desenvolver o seu senso de percepção. Muitos iniciantes prestam mais atenção nas notas a serem tocadas do que a questão do ritmo.

Lembre-se, um músico deve dominar várias coisas e o ritmo  é, com toda a certeza, tão importante quanto tocar notas e acordes corretamente.

A razão principal que muitos músicos não fazem batidas em um ritmo legal é pelo fato deles simplesmente se recusarem a usar o metrônomo.

Eles simplesmente acham o metrônomo uma coisa entediante e até mesmo desnecessário. Eu mesmo já presenciei esse tipo de comentário.

A verdade é que o seu uso traz inúmeros benefícios para quem deseja ser um músico de sucesso e uma hora ou outra, com certeza você vai precisar dele.

Devagar

praticar-violao

Um erro muito comum das pessoas que estão iniciando e já querer a música rápido de primeira. Quando você começar a aprender alguma música, comece tocando devagar.

O foco deve ser a precisão em vez da velocidade.

Preste atenção em cada passagem,  veja se alguma nota ou acorde está sendo feito da maneira errada ou setem alguma outra maneira mais fácil daquela passagem ser executada.

Você só pode prestar atenção nesses detalhes quando você faz as coisas de uma maneira mais lenta. É quase impossível perceber tudo isso tocando (ou tentando) tocar de maneira rápida.

Quando tudo estiver correndo bem, é a hora de aumentar a velocidade.

Use os seus ouvidos

É uma das coisas que mais recomendo para meus alunos. Você tem que desenvolver um bom ouvido. Um ouvido bem treinado é muito importante para tocar sem a ajuda de cifras ou partituras.

Você já deve ter visto algumas pessoas tocando músicas sem nem mesmo nunca ter ouvido ou talvez algum amigo que curte rock e toca qualquer música sertaneja bem tranquilo.

Você já se perguntou como elas conseguem fazer isso?

Isso mesmo … usando os ouvidos.

Quando você ouvir alguma música, a partir de agora, use a cifra apenas para consulta, não dependa inteiramente dela pra tocar.

Seja um bom ouvinte! Eu gosto muito dessa frase: Você tem que “ouvir” com os seus olhos e “ver” com os ouvidos. Parece confuso? Vou explicar melhor:

Você não tem que ouvir uma nota simplesmente por que você tocou uma corda. Você tocou aquela corda por que seu ouvido sentiu que aquela era a nota correta.