Aprendendo os acordes do violão

posicao-acorde

Você consegue descobrir qual acorde está sendo feito aqui? Até o final desse artigo, você vai saber qual é esse acorde e como fazer ele e vários outros no seu violão.

Esta é a parte 2 do guia Como aprender a tocar violão passo a passo que vai te ensinar TUDO o que você precisa saber. Se você ainda não viu a primeira parteclique aqui

Um acorde é um conjunto de notas que são tocadas simultaneamente e soam em harmonia.

Aprender como tocar acordes é a primeira habilidade que você tem que desenvolver para tocar violão.

Eu aposto que você já viu vários violonistas movendo sua mão com muita facilidade pelo braço do violão – sem nem mesmo olhar para ele! – e talvez já se perguntou bem lá no fundo….

Impressionante, como eles conseguem fazer isso!?

Acertei? Acho que sim

Vou te mostrar o caminho que você deve seguir para aprender como fazer isso, mas antes vou te ensinar o que são acordes, que é uma das partes fundamentais desse processo.

Vamos lá…

Aqui é uma parte que vai depender muito da sua prática.

Antes de começar, vou te falar de cara uma coisa que você precisa saber antes de treinar e que é normal quando você começa a aprender a tocar violão: as pontas de seus dedos vão doer um pouquinho, por algumas semanas. Isso acontece por que seus dedos ainda não estão acostumados ao instrumento. 

A boa notícia…

Qualquer um violonista que quer aprender de verdade passa por isso. A boa notícia é que existe um número enorme de músicas famosas que são feitas com um pequeno número de acordes, então elas não exigem muito dos seus dedos.

A primeira coisa que eu recomendo que você faça é aprender os principais acordes do violão.

Esses acordes principais são os chamados acordes maiores. Com eles, você estará preparado para tocar um número muito grande de músicas. Praticando esses acordes, você está a um passo de tocar sua primeira música.

Claro, existem vários e vários outros tipos de acorde (menores, com sétima, diminutos, etc), mas vamos focar nos principais por enquanto.

O uso desses acordes geralmente dependem do estilo musical que você quer tocar.

Mas posso te garantir que se você souber os acordes principais, fica fácil para pegar o resto. Legal não é?

Antes de tocar qualquer acorde, você precisa saber como eles funcionam. Acredite, isso irá fazer muita diferença daqui para frente.

Vamos lá!

Veja os principais acordes do violão representados por diagramas:

acordes-maiores

O que são esses diagramas?

Vou te explicar…  

Todos os acordes de violão e também de outros instrumentos de corda são representados na forma de diagramas. Vou te ensinar agora como ler um acorde a partir desses diagramas.

Para ler os diagramas não tem muito segredo, você só precisa saber 2 elementos básicos. Vou usar o acorde de A para facilitar seu entendimento.

Os 2 elementos principais desses diagramas são:

#1 – Bolinhas pretas no diagramas

Acorde-de-A

Cada uma dessas bolinhas representa em qual casa e em qual corda seu dedo deve ficar.

Vou te explicar melhor…

Para você entender como elas funcionam, você tem que saber como funciona a grade do diagrama do acorde.

Vamos pegar o acorde de A para ficar mais fácil.

  • As linhas verticais representam as cordas do violão. No diagrama contamos as cordas da direita para esquerda. Você já deve ter reparado que o violão tem 6 cordas. A 6ª corda é representada pela letra E maiúscula, por ser mais grossa.
  • A 1ª corda é representada pela letra minúscula “e”, por ser mais fina.
  • As linhas horizontais representam os trastes do violão. Os trastes são divisões de metal que separam o braço do violão em espaços, chamados casas. Contamos as casas de cima para baixo no diagrama.

Perceba que cada uma dessas bolinhas são numeradas.

Esses números te mostram qual dedo você vai usar na posição da bolinha.

numeros-dedo

1 – representa o indicador.

2 – anelar.

3 – médio.

4 – mindinho.

#2 – As letras X e as letras O no topo do diagrama

X = Representam as cordas que não devem ser tocadas de jeito nenhum no acorde, ou seja, não participam do acorde.

O = Representa as cordas que vão ficar soltas, ou seja, onde você não deve colocar o dedo.

Sabendo disso,  fica muito mais fácil visualizar o diagrama!

Você pode ver o diagrama desta maneira:

diagrama-acorde

Agora vamos passar esse diagrama para a prática!

Na prática, o diagrama pode ser representado assim no braço do instrumento:

diagrama-acorde-braco

Seguindo o nosso exemplo, o acorde de A ficará assim no braço do violão.

acorde-a

Agora o segredo…

Basicamente, tudo o que você precisa fazer para tocar cada um desses acordes é pressionar a corda indicada na casa indicada com os dedos certos da sua mão esquerda.

Depois você pode usar os dedos da mão direita para dedilhar ou para fazer ritmos (veremos isso adiante) no corpo do violão.

 Então, se você colocar os dedos nos lugares certo, o acorde de A fica assim:

posicao-acorde

Conseguiu pegar?   Parabéns! Você acaba de fazer seu primeiro acorde no violão! Para fazer o restante dos acordes, basta você seguir os diagramas da maneira correta.

Eu ainda lembro quando eu consegui tocar meu primeiro acorde, é incrível a sensação de está dando um passo a frente!

Se você  ainda não conseguiu fazer o seu primeiro acorde, leia mais uma vez com calma e siga com atenção os passos que eu te falei que eu garanto que você irá conseguir.

Se o som não sair limpo, não fique desanimado, isso é normal. Todos os iniciantes passam por essa fase. Por isso, se você conseguiu pelo menos montar o acorde com a sua mão esquerda no braço, você já pode continuar…

Antes de continuar…

Agora que você já sabe como ler e como tocar os principais acordes, eu quero que você saiba o nome desses acordes. Cada letra representa o nome de cada um deles. Com certeza você já deve ter ouvido falar deles:

A = Representa o Lá

B = Representa o Si

C = Representa o 

D = Representa o 

E = Representa o Mi

F = Representa o 

G = Representa o Sol

Ou seja, acorde de A quer dizer acorde de Láacorde de B quer dizer acorde de Si e assim por diante…

Conseguiu pegar alguns desses acordes? Parabéns! Então você acaba de dar um grande passo no seu aprendizadoVocê já está a um passo de tocar sua primeira música.

Para dar o próximo passo, você tem que aprender um grande número de acordes. Isso vai te dar o poder de tocar qualquer música de qualquer estilo musical.

Tem muitos vídeos iniciais sobre acordes que você vai ver no curso completo, mas por agora, treine os acordes que eu te falei.

Pronto! Você está preparado para seguir em frente. Agora você já está na frente da maioria das pessoas que querem aprender a tocar violão.

Clique aqui para saber o que você precisa saber para aprender escalas e tocar com ritmo no violão.