Aprendendo batidas no violão

Se você ficou apenas uns 2 a 3 minutos com seu violão, você deve ter percebido uma das coisas mais importantes sobre ele.

Tocar com ritmo parece fácil, mas não é. 

Prepare-se para treinar bastante, porque você precisa ficar bom em fazer batidas antes de qualquer outra técnica. Quando você souber fazer isso, você já será capaz de tocar junto de outros músicos.

Esta é a parte 3 do guia Como aprender a tocar violão passo a passo que vai te ensinar TUDO o que você precisa saber. Se você ainda não viu a primeira parte, clique aqui

Batidas em geral não são complicadas, mas você precisa praticar elas por um tempo antes de exercitar seus dedos e seu braço.

A coordenação motora aqui é essencial. Então vou te passar 2  exercícios de coordenação do curso completo que são fantásticos para você adquirir coordenação em pouco tempo:

#Exercício 1

Eu recomendo que primeiro você faça o exercício sem o uso de acordes, usando apenas o polegar de sua mão direita para baixo, seguindo a contagem.

Quando você se sentir confortável, faça 4 vezes para baixo com seu polegar com o acorde G e 4 vezes com o acorde A, sempre seguindo a contagem. Se o acorde que você está fazendo não sair limpo, não se preocupe, concentre-se na sua coordenação motora. 

Quanto mais você treinar, melhor você fica.

#Exercício 2

Nesse exercício você irá aprender o básico de batida. Apenas mova o polegar da sua mão direita para baixo e para cima. Faça isso por um tempo e quando você se sentir confortável, faça que nem te falei antes, primeiro o Acorde G, depois o acorde A.

Aqui está o diagrama de acordes novamente para te ajudar com os exercícios:

acordes-maiores

Por que esses exercícios são muito eficientes?

#1 – Você está desenvolvendo sua coordenação motora.

#2 – Eles vão te ajudar bastante para pegar ritmo com mais facilidade.

#3 – Além do ritmo, você vai exercitar a troca de acordes também.

Isso é tudo sobre ritmo? 

Não. Mas tudo o que você tem que se preocupar agora é com sua coordenação motora. Então pratique bastante!

Agora que você já sabe como ler e fazer os principais acordes do violão e já sabe o básico de ritmos, vamos à parte divertida.

Clique para aprender como tocar músicas para iniciantes e como improvisar!