Como aprender músicas e improviso para iniciantes no violão

Vamos ao nosso passo 4 do nosso Curso grátis de como tocar violão. Você vai aprender agora como aprender a tocar músicas e como improvisar. Preparado? 

Como assim? Já? 

O segredo para aprender a tocar violão é que isso seja algo divertido de se fazer. Quando você faz algo que está gostando de fazer, mais você vai se dedicar.

O que você mais quer é tocar alguma música. certo? Em minha opinião, você tem que aprender a tocar músicas que você goste, mesmo que não saia o som que você quer.

É isso que vai sustentar seu interesse enquanto você está aprendendo a tocar.

Esta é a parte 4 do guia Como aprender a tocar violão passo a passo que vai te ensinar TUDO o que você precisa saber. Se você ainda não viu a primeira parte, clique aqui

Outra coisa interessante também seria você aprender as músicas que são mais tocadas (mesmo se você não goste muito) por 2 razões:

Razão #1

Você vai ver como um veterano move seus dedos de acorde em acorde e como é o seu ritmo enquanto ele toca.

Razão #2

Você vai ver que praticamente todas as músicas podem ser tocadas com o violão.

Você vai aprender como tocar várias dessas músicas no curso completo. Veja uma das músicas de demonstração que você vai aprender no vídeo abaixo:

Agora vou te mostrar como você vai improvisar no violão. Antes disso tenha em mente uma coisa:

QUALQUER pessoa pode fazer improvisos de violão, inclusive você, e você pode se divertir e se expressar pela música, pelo menos um pouco.

Você pode fazer isso agora através de uma sacada, sabia?

Como? 

Vamos olhar para o diagrama de acordes que eu te mostrei anteriormente, aqui está:

acordes-maiores

Então aqui vai uma legal sacada que vai fazer você improvisar agora mesmo:

Quando alguém está tocando um acorde, como o Acorde de A, por exemplo, você pode tocar qualquer nota que compõe esse acorde no braço do violão que todas vão soar bem!

Em outras palavras…

Ao colocar o dedo em qualquer bolinha do diagrama do Acorde A e tocar essa corda, você já está está improvisando!

Essas mesmas notas podem ser encontradas em todas as partes do braço, só que em posições diferentes, da região grave até a aguda.

Essa é uma das inúmeras das vantagens de saber escalas e arpejos.

Claro, há mais conceitos sobre esse assunto, mas lembre-se que estamos focando somente no que é essencial para iniciantes aprender violão , então tente praticar todos os conceitos que te falei.

Eu sei que quando você tentar improvisar da primeira vez, o som não vai ser dos melhores, mas eu te garanto que se você treinar isso pelo menos meia hora por dia, você vai começar a ficar melhor e você vai ver a qualidade do som melhorando aos poucos. Isso é normal.

Vamos ver o que você aprendeu até aqui:

  • Você aprendeu: Os fundamentos básicos do violão.
  • Você aprendeu: Como ler os diagramas de acorde.
  • Você aprendeu: Como se faz os principais acordes.
  • Você aprendeu: Como tocar com ritmo.
  • Você aprendeu: Como improvisar.

Se você entendeu tudo ou parte dos conceitos que eu te passei até agora, então você está a um passo de tocar bem no seu violão.

Basta pensar na sensação de poder levar o seu violão com você para qualquer lugar, entreter seus amigos e familiares, iniciar o seu próprio grupo musical, coral ou banda. Legal não é?

O que fazer a partir de agora 

A forma mais rápida de você ficar fera mesmo no violão é ter uma estratégia de estudo, não ter uma estratégia é como dar um tiro no escuro, você não sabe se você está indo no caminho certo.

Isso explica por que uma pessoa aprende em meses, o que você pode demorar anos para aprender.

Essa pessoa tem mais talento que você? De forma alguma. A diferença é que ela tem uma estratégia sólida. Ela sabe o que exatamente dá resultado e usa um método de estudo.

Se você quer aprender violão no menor tempo possível, você tem que ter um método. É por isso que eu sugiro que você dê uma olhada no nosso método.

Você terá um caminho a percorrer e vai está no controle , sabendo exatamente onde tem que melhorar no violão.

Você vai desenvolver várias técnicas e vai conhecer várias sacadas, uma após a outra. Aos poucos, o que era um desafio vai ficando cada vez mais fácil.

E nesse momento tocar violão vai ser só uma questão de tempo. 

Sugiro também que dê uma olhada em nossos artigos e entre para nossa lista de emails, estamos sempre postando vários conteúdos novos, dicas e sacadas para ajudar as pessoas que querem tocar esse maravilhoso instrumento.

Agora é com você! Até a próxima!