Como segurar a palheta da forma correta

Independente da música ou do estilo que você vai tocar, aprender a segurar e a usar uma palheta é uma das primeiras habilidades que você deve desenvolver, pois é uma ferramenta bastante usada em ritmos e solos no violão.

O modo de segurar a palheta varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, se você ver 10 pessoas tocando, você pode ver mais de 10 maneiras de tocar usando palheta.

Mesmo assim, como tudo na vida, existe maneiras mais fáceis e mais dificeis de se fazer isso. O modo de como usar a palheta que você vai aprender hoje é a mais forma mais usada.

Qual palheta devo comprar?

Existem vários tipos de palhetas, que variam de tamanho e espessura. Geralmente, os iniciantes acham mais fácil usar palhetas com pouca espessura para fazer ritmos e palhetas com espessura média para solos.  Isso não é uma regra, quando você estiver se sentindo um pouco mais confortável no violão seus dedos vão te dizer qual é o melhor tipo de palheta para você.

 

Uma dica importante, compre várias palhetas de várias espessuras. Assim, você vai ter uma maior liberdade para escolher qual a palheta é mais indicada para você. Segurando a palheta

A maneira correta de segurar a palheta

pick1[1]Com uma palheta  em mãos, é hora de aprender como segurá-lo da maneira correta.

A foto ao lado mostra a maneira mais comum de se segurar uma palheta. Perceba que a palheta fica entre seu dedo polegar e a parte lateral do seu dedo indicador.

O vídeo abaixo mostra na prática como funciona:

Preste bem atenção também no modo como é feito o movimento com a palheta. O braço não deve se movimentar, apenas o pulso é o suficiente. Isso te dar um maior controle na movimentação.

No vídeo acima, perceba como os três outros dedos ficam livres. Lembrando que você pode flexioná-los também, reforçando, depende do seu gosto pessoal.

Bom, tudo é uma questão de prática. Se você praticar bastante, seus dedos vão começar a se acostumar e você logo vai sentir a diferença que segurar a palheta do jeito correto pode trazer para seu aprendizado.