2 Exércicios para Independência dos dedos

Quando você começa a tocar violão, os seus dedos ainda não tem coordenação motora.

Quando você quer colocar o dedo em uma casa no braço do violão, um outro dedo faz esse movimento.

A medida que você desenvolve essa coordenação, os seus dedos vão agir de maneira independente, sem interferir no movimento do outro.

Assim como vários outros instrumentos de corda, temos que ter coordenação e flexibilidade entre os dedos. Você vai perceber como isso é importante principalmente nas músicas um pouco mais avançadas.

Antes de começar queria desmistificar um mito que muitas pessoas que estão começando acreditam. Muitos iniciantes associam o tamanho de seus dedos a falta de flexibilidade.

Claro, ter dedos longos ajudam, mas a verdade é que o tamanho dos dedos não importa muito.

Existem vários violonistas que não tem dedos longos e mesmo assim dominam o violão e tocam bastante.

Ness artigo, vou te mostrar um exercício vai te ajudar a desenvolver essa independência dos dedos e por fim a sua flexibilidade.

Se você for iniciante, você pode sentir um pouco de dificuldade nesse exercício, mas com o tempo você vai notar a diferença que esse exercício vai fazer em seu treino.

Saber praticar é fundamental, temos outro artigo com algumas dicas de como treinar violão da melhor forma possível que você pode conferir clicando aqui. Bom, vamos aos exercícios:

Exercício #1

exercicio-violao-1234

 

 

 

Nesse exercício, você vai usar os quatro dedos da mão esquerda. A sequencia 1-2-3-4 será repetido em todas as cordas, começando da casa 1. Recomendo que faça essa mesma sequencia até a casa 12. Assim, seus dedos vão se acostumar com a mudança de espaçamento entre as casas.

Exercício #2

 

exercicio-violao-4321

 

 

 

Esse exercício é uma variação do primeiro. Você vai fazer a sequencia 4-3-2-1 em todas as cordas. Agora, começando de cima para baixo, isto é, da corda 1 até a corda 6. Também recomendo que faça essa sequencia até a casa 12 pelo mesmo motivo do primeiro exercício.

Bons estudos!